Quando nós vamos em supermercados temos o hábito de virar as embalagens e ler se aquela empresa está adequada a sustentabilidade e ESG? Nós compramos muitos produtos de higiene pessoal, alimentos, produtos de limpeza, etc.; são inúmeras quantidades e variedades compradas. Agora podemos nos perguntar, aquele palito de madeira que usamos para palitar os dentes são de florestas replantadas ou de desmatamentos? Aquele sabão em pó que se usa para lavar as roupas, os seus recursos para industrialização estão sendo captados de forma sustentável? E a água usada nessa indústria quando poluída está sendo descartada de forma adequada? Pensando em um mundo que está sendo desgastado a cada dia que passa, nós poderíamos ter esse dever de olhar e comprar produtos de empresas que se preocupam com o meio ambiente em que vivemos.
Vamos nos supermercados e olhamos os “preços” e compramos o que é mais barato e não fazemos questão de saber se aquela empresa tem compromisso ou não com o desenvolvimento sustentável; simplesmente compramos e não observamos esse detalhe tão importante nos dias de hoje. As indústrias em seus inícios de décadas atrás não se importava com o recurso natural extraído e nem com ciclo do produto, não se importava com seu descarte; podendo descartar e não se decompor, o importante é vender!
Hoje existe muitos selos de certificações que podem colaborar para melhoria nos termos de sustentabilidade, existem normas mundiais que estão orientando empresas a trabalhar de forma sustentável e menos degradante ao meio ambiente. Temos as normas GRI (Global Reporting Initiative) sendo essa uma das principais referências mundiais sobre relatório de sustentabilidade, onde sua contribuição tem muita significância, e ajuda a relatar publicamente seus impactos na economia, no meio ambiente e nas pessoas.
Uma empresa pode gerar impactos positivos e negativos na sociedade e no meio ambiente, saber o produto que nós compramos e entender se aquela empresa está devidamente enquadrada nas responsabilidades sustentáveis é colaborar com a geração presente e a futura. A atividade e a relação de negócio de uma empresa é muito importante ser monitorada, e os órgãos responsáveis precisam sempre estar atentos se há um descumprimento dessa organização, os impactos podem ser irreversíveis; degradar o meio ambiente, poluição de GEE, explorar recursos naturais sem controle, causar stress hídrico, não ter uma economia circular eficiente.
Poderíamos falar mais sobre esse tema, mas meu foco é outro. Quero manifestar uma inovação para supermercados onde os produtos são mais circulados no dia a dia; como nós não temos o hábito de olhar para embalagens na hora de comprar, porque não estimular esse hábito usando a tecnologia? Sabe aquela “máquina” nos supermercados que ficam nos corredores para ver os preços com o código de barra? Passamos o código de barra e a máquina mostra o valor do produto. E se tivéssemos uma máquina com um monitor pequeno que mostrasse o compromisso daquela empresa vendedora com o meio ambiente e a sociedade?
Digamos um “aparelho” de leitura do código de barra e descrevesse no monitor mais ou menos assim: “Essa empresa não apresenta selos de garantia de que é sustentável” ou “Essa empresa está de acordo com as normas de sustentabilidade mundial”. Algo mais profundo e alarmante para todos nós que compramos nos supermercados, empresas mostrando com transparência que o seu produto não gera resíduos e são biodegradáveis; especificando alguns pontos importantes de compromisso daquela empresa com sua atividade. Estamos vivendo em um momento delicado do planeta com consumismo elevado, e descartar em aterros já não é a melhor saída, precisamos do gerenciamento total de resíduos (lixo zero). Ela poderia mostrar que a empresa possui o ISO 14001; que possui o certificado “Eureciclo”; que tem a certificação FSC (Forest Stewardship Council); essas informações e descriminações delas seria importante em comprar um produto.
Acredito profundamente que essas máquinas, se existissem em supermercados, ajudaria muito em nossas compras sustentáveis, independente do preço dos produtos, pois os preços não seriam tão elevados em comparação ao outro produto e os benefícios para a sociedade e o meio ambiente seriam magníficos!

Deixe um comentário